segunda-feira, 29 de março de 2010

Ford vende Volvo por US$ 1,8 bi para Geely


A Ford anunciou oficialmente a venda da Volvo para a chinesa Geely. O negócio foi fechado por US$ 1,8 bilhão, tornando-se a maior compra de uma montadora já feita por uma empresa na China. A norteamericana recebia propostas para a compra do selo sueco desde o fim de 2008, e acabou vendendo a marca por um preço bem inferior aos US$ 6,5 bilhões que gastou para comprá-la em 1999.
A Geely promete manter a Volvo como uma marca separada de suas atuais divisões, mantendo sua matriz na Suécia. Os atuais projetos em desenvolvimento também deverão ser mantidos. Com a venda da Volvo, a Ford termina de dissolver seu antigo grupo de marcas de luxo, que incluia Aston Martin, Jaguar e Land Rover, já vendidas.
O grupo Geely aproveitou a ocasião para anunciar os planos de construir uma fábrica chinesa para a Volvo, com produção de 300 mil carros voltados para o mercado local. A intenção é que a China se torne o segundo maior consumidor de veículos da marca, crescendo na preferência dos compradores. Já no mundo, a Geely espera aumentar suas vendas em 2 milhões de unidades até 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário